Na II Secção, os Exploradores deverão conhecer as palavras-chave que são associadas aos trilhos e a sua explicação, de modo a que compreendam as Competências, Conhecimentos e Atitudes (CCA) que têm que adquirir para validar o trilho.
As oportunidades educativas deverão ser apenas do conhecimento da Equipa de Animação e do Conselho de Guias, como auxílio para o enriquecimento das Aventuras. Desta forma, na vivência destas ao longo do ano escutista, são proporcionadas oportunidades educativas, de acordo com as necessidades de crescimento dos Escuteiros, conforme os trilhos escolhidos por eles na sua etapa de progresso pessoal.
Fáceis | Espiritual
Descoberta
Com este trilho, pretende-se que o Explorador descubra a importância do seu papel na Igreja, que conheça melhor os Heróis do Povo de Deus, bem como a mensagem de Jesus contida nas parábolas e milagres.
PALAVRAS CHAVE: Conhecimento|Descoberta
E1 – Conheço e compreendo a história dos heróis que procuraram alcançar a Terra Prometida, a partir da Aliança.
E2 – Conheço e percebo a mensagem contida nas parábolas e milagres de Jesus Cristo
E3 – Descubro que somos Igreja e que nela todos temos um papel a desempenhar
Oportunidades Educativas
• Viver, nas Aventuras, momentos da vida dos Heróis do Povo de Deus;
• Assistir a filmes ou outro tipo de audiovisual recomendado para Exploradores sobre a vida dos heróis do Povo de Deus;
• Preparar uma encenação ou outra dinâmica sobre Moisés, Abraão ou outro Herói que celebrou Aliança com Deus;
• Participar num jogo ou outra dinâmica sobre os modelos de vida da II Secção;
• Aprender a consultar a Bíblia;
• Participar e/ou dinamizar encenações, representações ou outras
dinâmicas sobre a vida, parábolas ou milagres de Jesus Cristo;
• Participar regularmente na Eucaristia dominical; Assistir a filmes ou outro tipo de audiovisual recomendado para Exploradores sobre a vida de Jesus Cristo;
• Relacionar a Lei e Princípios do Escutismo com os Mandamentos da Igreja ou outras mensagens de Jesus Cristo;
• Participar como leitor, membro do coro, acólito, no ofertório ou noutros momentos das Eucaristias dominicais;
• Viver os principais tempos litúrgicos nas Aventuras (Natal, Páscoa, Quaresma, Advento);
• Frequentar a catequese;
• Frequentar a disciplina de EMRC na escola;
• Saber identificar os grupos existentes na Paróquia e o que fazem;
• …
Aprofundamento
Com este trilho, pretende-se que o Explorador , no dia-a-dia, aprofunde a sua relação com Deus, através da oração pessoal e comunitária, reconhecendo que essa relação o torna melhor e diferente pela positiva. Deve conseguir agir como Jesus Cristo pede e participar nas atividades da Paróquia.
E4 – Sei que me relaciono com Deus sempre que faço oração pessoal e participo na oração comunitária.
E5 – Integro-me cada vez mais na minha comunidade paroquial, através da catequese, celebrando os sacramentos que a Igreja me propõe.
E6 – Identifico as principais diferenças e semelhanças entre as religiões
Oportunidades Educativas
• Praticar oração diária;
• Propor e tomar a iniciativa de rezar em família;
• Construir e utilizar um oratório nas atividades;
• Frequentar a catequese;
• Preparar momentos de oração para a Patrulha ou Expedição;
• Ter uma atitude adequada em momentos de oração;
• Participar na Eucaristia dominical;
• Colaborar ou participar em grupos paroquiais que não apenas os Escuteiros;
• Participar na animação de celebrações comunitárias;
• Participar e colaborar em atividades paroquiais, como procissões, festas anuais, via sacra, Tríduo Pascal, … ;
• Identificar as principais religiões praticadas no mundo e em que regiões são predominantes;
• Preparar ou participar num jogo, ou outra dinâmica, que envolva a passagem por locais que simbolizem ou representem alguma(s) das principais religiões praticadas no mundo;
• Visitar um templo não cristão;
• Realizar um intercâmbio com um grupo de Escuteiros de outra religião e procura saber as principais diferenças;
• …
Serviço
Com este trilho, pretende-se que o Explorador deixe “o mundo um pouco melhor do que o encontrou” através da Boa Ação, da proteção da natureza e do incentivo aos outros a “entrar em ação”. O Explorador é também convidado a partilhar esta vivência em Comunidade com os outros e a convidá-los a participar neste Caminho.
E7 – Cuido e protejo a Natureza, consciente de que isso é importante para a vida das pessoas.
E8 – Falo da minha vivência em comunidade e convido outros a participar.
Oportunidades Educativas
• Participar e/ou organizar atividades ao ar livre, de proteção ambiental, para assinalar a importância de preservar a Obra de Deus;
• Fazer a reciclagem em casa e incentivar outros a fazê-lo também;
• Construir um sistema de reciclagem para a Base e/ou para os acampamentos;
• Ter consciência das ações diárias a tomar para poupar água;
• Incentivar e convidar outros a participar na Eucaristia;
• Ensinar alguém a rezar e a relacionar-se com Deus;
• Frequentar a catequese e incentivar outros a fazê-lo também;
• Partilhar com a família e amigos o que se aprendeu na catequese, nos Escuteiros ou noutros espaços em que se descubra mais sobre Deus e a Igreja;
• Preparar e/ou participar em orações ou outros momentos de animação da Fé;
• Trabalhar para obter a Insígnia Mundial do Ambiente;
• Realizar especialidades relacionadas com o Ambiente;
• Cuidar do espaço envolvente da sede (jardins, árvores, canteiros, …);
• Organizar um dia aberto na sede, com convite a colegas e amigos afastados da Igreja;
• …