3ª Vigília – Somos um povo que caminha para o Pai

  1. Ritos Iniciais
  2. Proclamação da Lei e dos Principios
  3. Celebração da Palavra
  4. Oração da Vigília
  5. Ritos Finais

1. RITOS INICIAIS

Introdução

Jesus de Nazaré passou noites inteiras em vigília de oração, no silêncio, pedindo ao Pai que Lhe desse a conhecer o Seu plano de salvação para toda a Humanidade.
Hoje, somos nós quem está em Vigília. Vimos aos pés do Senhor, esta noite, pedir-Lhe a força para sermos fiéis à nossa Promessa de Escuteiros, e acompanhar fraternalmente, em oração, aqueles que se preparam para assumir esse compromisso. Pelo Baptismo, tornámo-nos parte da Igreja. Agora reavivamos esse maravilhoso Dom de Deus, pelo compromisso da Promessa que nos exige responsabilidade, coerência e fidelidade. A Promessa vem dar nova força à vida divina que o Baptismo em nós inaugura. Por isso, temos de estar vigilantes para que, na pista do ideal escutista em que a vida se torna para quem se decide a olhá-la à maneira de Baden-Powell, Deus nos mostre o caminho a seguir, para chegarmos até Ele, amando e servindo, na fidelidade à Promessa.

Cântico: “Nosso Deus e Nosso Irmão”, pág. 244

Saudação do Assistente

Oração inicial
Oremos. Senhor Jesus Cristo, que muitas vezes, nos Vossos dias sobre a terra, Vos retirastes ao silêncio para orar ao Pai e descobrir os caminhos da vida, ficai connosco nesta noite de Vigilia, para que também nós entremos em comunhão com Deus e n’Ele descubramos os caminhos da nossa vida, na fidelidade à Promessa. Vós que sois Deus, com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ámen.

2. PROCLAMAÇÃO DA LEI E DOS PRINCÍPIOS

O Círio Pascal deve estar em lugar de destaque. O mesmo se poderá dizer quanto às treze velas e respectivos castigais, bem como os tripés com os lenços, chapéus, berets para benzer. Cada artigo da Lei e cada Principio será proclamado por um Escuteiro e todos repetem; outro acenderá uma vela e colocá-la-á no respectivo castiçal.

Introdução
Na pista em que a vida se torna para quem se quer fazer Escuteiro, há sinais de orientação: são os princípios que norteiam o caminhar e os valores a respeitar. É este o sentido da Lei do Lobito e do Escuteiro, bem como das Máximas e Princípios. Não são restrições ou impedimentos à Liberdade, mas sim ideais a atingir livremente por cada Escuteiro e por todos em conjunto.
Por isso vamos, nesta noite de Vigilia, proclamá-los com solenidade. E por cada um, vamos acender uma Luz, a dizer que se torna cada vez mais claro o caminho da vida, quando orientado pela Pista do Ideal Escutista.

Texto de Baden-Powell:
“Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o do egoismo ou o do Serviço.
Cada um terá que escolher por si próprio qual será verdadeiro lema. O egoísmo é mais cómodo; o Serviço envolve sacrifício. Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem o direito de se chamar Homem. Mas se se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possivel o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real cheia de Felicidade”.

Proclamação da Lei do Lobito
•⁠ ⁠1.°- O Lobito escuta Àquêlà.
•⁠ ⁠2°- 0 Lobito não se escuta a si próprio.

Proclamação das Máximas do Lobito
•⁠ ⁠1.° – O Lobito pensa primeiro no seu semelhante.
•⁠ ⁠2.° – O Lobito sabe ver e ouvir.
•⁠ ⁠3.° – O Lobito é asseado.
•⁠ ⁠4.° – O Lobito é alegre.
•⁠ ⁠5.° – O Lobito diz sempre a verdade.

Oração do Lobito
Divino Menino Jesus,
Nós Vos oferecemos inteiramente o nosso coração.
Enchei-o das Vossas virtudes
E ensinai-nos a imitar-Vos.
Nós queremos seguir o Vosso exemplo
Com toda a nossa boa vontade,
Para assim, com a ajuda da Vossa Mãe, Maria Santíssima, Crescermos em graça e idade.
Ámen.

Proclamação da Lei do Escuteiro
•⁠ ⁠1.° – A honra do Escuta inspira confiança.
•⁠ ⁠2.° – O Escuta é leal.
•⁠ ⁠3.° – O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
•⁠ ⁠4.° – O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
•⁠ ⁠5.° – O Escuta é delicado e respeitador.
•⁠ ⁠6.° – O Escuta protege as plantas e os animais.
•⁠ ⁠7.° – 0 Escuta é obediente.
•⁠ ⁠8.°- 0 Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
•⁠ ⁠9.° – O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
•⁠ ⁠10.° – O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.


Princípios do Escutismo
•⁠ ⁠1.° – O Escuta orgulha-se da sua fé e por ela orienta toda a sua vida.
•⁠ ⁠2.° – O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
•⁠ ⁠3.°- O dever do Escuta começa em casa.

Oração do Escuta
Senhor Jesus, Ensinai-me a ser generoso, A servir-Vos como Vós o mereceis, A dar-me sem medida, A combater sem cuidar das feridas, A trabalhar sem procurar descanso, A gastar-me sem esperar outra recompensa, Senão saber que faço a Vossa vontade santa.
Ámen.

Cântico da Promessa

3.⁠ ⁠CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

Introdução
Diz B. P.: “Não há qualquer lado religioso do Movimento. Ele é todo baseado na religião, isto é, na compreensão e no serviço de Deus” (…) “Se estás realmente empenhado em abrir caminho para o êxito, ou seja, para a felicidade (…) precisas primeiro: conhecer quem é Deus e o que Ele é….
Esta mensagem é de Baden-Powell, nosso fundador. Ele alerta-nos para a necessidade de conhecer quem é Deus. Agora que estamos aqui, juntos em comunhão, vamos ouvi-l’O e conhecê-l’O.
Um Lobito proclama: Nós somos um povo, e Deus é o nosso Pai. Os
LOBITOS, escutando a Palavra de Deus, descobriram que Ele gosta de nós; é um Pai que gosta dos pequeninos. Escutemos todos como o nosso Pai gosta de nós.

Um Explorador proclama:
Nós somos um povo que Caminha. Caminhamos rumo ao Pai. Os EXPLORADORES, caminhando para Ele, descobriram que o Pai é Bom. Caminhemos juntos na aventura e descobramos como Deus é Bom.
Um Pioneiro proclama: Nós somos um povo que vive para o Pai. Vivemos por Cristo, com Cristo e em Cristo, rumo ao Pai. Os PIONEIROS, escutando Cristo, descobriram como fazê-lo. Descobramos nós também.
Um Caminheiro proclama: Nós somos um povo peregrino com uma missão. Recebemo-la por herança: ir, ensinar e evangelizar. Os CAMINHEIROS, como todos nós, receberam esta missão. Recebamo-la nós também, aqui, em comunhão.

Aclamação ao Evangelho: Aleluia!…
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por Mim.”
Aleluia!

Evangelho (João 14, 1-6)
•⁠ ⁠Evangelho de N. S. J. C., segundo S. João.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
“Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, Eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar. Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de Mim, e assim, onde Eu estiver, vós estareis também. Para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.” Disse-Lhe Tomé:
“Senhor, não sabemos para onde vais. Como é que sabemos o ca-minho?” Respondeu-lhe Jesus:
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão
por Mim.”
Palavra da Salvação.

Aclamação: Aleluia!…

Homilia

4.⁠ ⁠ORAÇÃO DA VIGÍLIA

Bênção das insígnias
Deve benzer-se todos os objectos (lenços, emblemas, insignias, chapéus, berets) para todas as Promessas a realizar na mesma celebração, de uma só vez, na Vigilia preparatória da Promessa, Para as bandeiras, ver cerimonial próprio no quarto capítulo.
O Assistente usará a água benta, depois de pronunciar a fórmula própria acompanhada do sinal de bênção.

Assistente: Ó Deus, fonte de toda a santidade, que no Vosso Filho nos oferecestes um modelo de todo o verdadeiro serviço, como entrega livre e amorosa ao Vosso projecto de salvação, no cumprimento da lei nova do Amor, escutai a oração que Vos apresentamos: sobre estas insígnias derramai a Vossa benção (+) para que aqueles que as vão usar, como sinal de adesão ao ideal escutista, sejam, cada vez mais, homens novos em Jesus Cristo, cumprindo com fidelidade e perseverança a sua Promessa e testemunhando o Vosso Reino entre os homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Todos: Ámen.

Compromisso

Introdução
“Guiai os outros rumo à felicidade, e sereis felizes vós mesmos; e, ao fazerdes isto, estareis a fazer o que Deus pretende de vós”
Esta frase é de Baden-Powell, nosso fundador. Ela lembra-nos o compromisso que cada Escuteiro assume quando faz a sua Promessa. Para assumi-lo é necessário, em primeiro lugar, conhecer a Palavra de Deus; depois, colocá-la em prática e dar testemunho dela. É necessário que cada um de nós se assuma Homem Novo, convertido à Palavra de Deus, disponível à Evangelização. Foi sobre isto que reflectimos, e é sobre esta disponibilidade que os mais novos vão aqui dar testemunho, e os mais velhos vão, simbolicamente, queimar o compromisso escrito. Só vós e Deus o conheceis. E de vós que, na etapa que começa, esperamos testemunho.

Preces
Tendo presente a Lei do Escuteiro, elevemos ao Senhor a nossa oração para que, ao longo dos nossos dias na terra, nos ajude a vivê-la sem desanimar.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor, Pai de infinita bondade, que nos dê a graça da fé que ilumina e orienta o caminhar dos homens, rumo ao encontro definitivo com Cristo, Homem Novo. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor que quis que a natureza do homem o levasse a viver em sociedade, que ilumine aqueles que orientam os destinos de Portugal, para que este se torne sempre mais num espaço que a todos permita desenvolver plenamente a sua personalidade, em solidariedade com a humanidade inteira. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor que proteja e santifique as nossas famílias e que vele sobre elas com o Seu olhar carinhoso, para que sejam para nós fonte e abrigo onde encontremos a força para viver com verdade o nosso dever de Escuteiros. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor, que disse “Eu sou a Verdade” , que nos encaminhe para Ele, verdade última na qual podemos apostar sem medo a nossa honra. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor, que nos fala no silêncio da consciência, a coragem da lealdade, vivida com alegria. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor, que ofereceu a Sua Vida para nossa salvação, que nos ensine a morrer para nós mesmos, um pouco em cada dia, para vivermos mais para os outros. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor, que quis ter consigo os seus amigos na hora do sofrimento, o dom da amizade sincera presente em todas as horas. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor, que nos mandou amar o próximo, que nos faça ver em cada homem a imagem de Deus e respeitá-lo pelo seu valor único de ser humano. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor que, na Sua infinita bondade criou todas as coisas para o homem, nos dê a sabedoria do equilíbrio da nossa relação com a natureza. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor que nos ensine a simplicidade de obedecer na serenidade de quem cumpre a vontade de Deus. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor que nos encha de uma paz profunda e nos faça apóstolos da alegria em todo o tempo e lugar da nossa vida. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Peçamos ao Senhor que nos oriente no uso dos bens que possuímos, para que todos os homens recebam aquilo de que necessitam e a que têm direito para uma vida digna. Oremos ao Senhor.
•⁠ ⁠Por intercessão de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, peçamos ao Senhor que nos ajude a viver de forma pura toda a nossa vida e rezemos dizendo:
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco, Bendita sois vós, entre as mulheres, bendito é fruto do vosso ventre, Jesus, Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa Morte, Àmen!
Consagração a Nossa Senhora
Santíssima Mãe, Nossa Senhora e Rainha, dignai-vos escutar a oração que Vos dirigimos nesta hora de Vigília.
Senhora, queremos ser vossos filhos; concedei-nos a graça de vos amarmos com toda a generosidade do nosso coração jovem. Dignai-vos assistir-
-nos no cumprimento da nossa Promessa e na prática de todos os nossos deveres para com Deus, a Igreja, a Pátria e o próximo. Ajudai-nos a obedecer sempre fielmente à Lei do Escuteiro e a ser úteis aos nossos irmãos.
•⁠ ⁠Nossa Senhora, Mãe dos Escutas,
•⁠ ⁠Rogai por nós.

Cântico a Nossa Senhora: “Avé Maria, Mãe dos Escutas”, pág. 250

Por fim, unidos na fraternidade de filhos de um mesmo Pai, rezemos como o Senhor nos ensinou:
Pai Nosso, que estais no Céu, Santificado seja o vosso nome, Venha a nós o Vosso Reino, Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como nos céus, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos a quem nos ofendeu, não nos deixais cair em tentação, e livrais-nos do mal, Ámen!

5.⁠ ⁠RITOS FINAIS

Oração final
ó Deus, nós Vos pedimos por estes jovens que vão fazer a sua Pro-messa: enchei-os do Vosso Espírito para que sejam fiéis ao que vão prometer e dai-lhes generosidade e amor para o serviço a Vos e ao próximo.
Por N. S. J. C., Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
•⁠ ⁠Amen.

Bênção e despedida do Celebrante
•⁠ ⁠• Senhor esteja convosco
•⁠ ⁠Ele está no meio de nós.
•⁠ ⁠Abençoe-vos Deus Todo Poderoso (+) Pai, Filho e Espírito Santo.
•⁠ ⁠Ámen.
•⁠ ⁠Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
•⁠ ⁠Graças a Deus.

Cântico escutista

pdf-1 3ª Vigília - Somos um povo que caminha para o Pai
3ª Vigília