LOBITOS (6 AOS 10 ANOS)

Hati, o elefante, é, no Livro da Selva, o animal que domina todos os conhecimentos sobre a Jangal, sendo respeitado por todos por ser sensato e bom conselheiro. Ele é o fiel depositário de toda a Sabedoria da Selva, que apresenta nas histórias maravilhosas que conta e que permitem aos bichos compreender o mundo e sentir-se uma família unida. Uma delas é a da criação de tudo o que existe e da forma como a selva é uma família. A Sabedoria da Selva está ainda repleta de valores morais (que o lobito descobre à medida que aprofunda o conhecimento sobre Jesus) ligados ao bem e à tolerância. São todos estes ensinamentos que Hati transmite a todos os bichos e a Máugli, para que em cada dia respeitem o mundo em que vivem e compreendam o que é, de facto, importante.

Hati Conta a história de Chá

Explicação do Trilho
“– …Calai-vos aí nas margens que eu vou contar-vos a história. (…) Sabeis, meus filhos – começou –, de todas as coisas, o homem é a que mais temeis. (…) E não sabeis porque temeis o Homem? – continuou Hati. – Eis a razão: no começo da Selva, e ninguém sabe quando isso foi, nós os da Selva andávamos juntos sem receio uns dos outros (…) E o Senhor da Selva era Tha, o Primeiro dos Elefantes. Este extraiu a Selva das águas profundas com a tromba; e onde fez sulcos no chão com os dentes aí correram os rios; e onde bateu com a pata, apareceram lagos de boa água; e quando soprava pela tromba, assim, as árvores caíam. Foi deste modo que a Selva foi feita, e assim me contaram a história. (…) Nesses tempos não havia trigo, nem melões, nem pimenta, nem cana-de-açúcar, e tão pouco existiam pequenas choupanas como as que todos conheceis; e os moradores da Selva nada sabiam do Homem, mas viviam na Selva juntos, formando um só povo.”
O Segundo Livro da Selva, Como nasceu o medo, p. 18.
Pretende-se que o Lobito reconheça a existência de Deus e a forma como Ele criou o mundo. O Lobito deve conhecer a figura de Jesus. Pretende-se que o Lobito compreenda que todos, incluindo ele, têm um lugar na Igreja e que há papéis que ele pode desempenhar.
PALAVRAS CHAVE: Conhecimento e Descoberta

Oportunidades Educativas

• Realizar peças de teatro, teatro de sombras, jogo de adivinhas para apresentar no Fogo de Conselho que relatem um episódio das primeiras histórias da Bíblia;
• Incluir personagens e histórias bíblicas no imaginário da caçada;
• Participar, voluntariamente, na Eucaristia e frequentar a Catequese (remissão para programa da catequese);
• Narração e dramatização da passagem do Livro da Selva “Como surgiu o medo” – metáfora Criação do Mundo;
• “Quizzes” sobre histórias, jogos de tabuleiros, jogos de adivinhas, etc…;
• Colorir um desenho ou elaborar bonecos (plasticina, barro, etc…) alusivos a esses episódios e personagens;
• Raide/caminhada com vista a descobrir elementos da criação;
• Identificar passagens na Bíblia;
• Enriquecer as orações de Bando, Secção ou em Agrupamento com passagens da Bíblia;
• Identificar que fase da vida de Jesus se está a celebrar num puzzle ou numa banda desenhada com vários símbolos sobre a vida de Jesus;
• Conhecer passagens da vida de Jesus em que se demonstra que Ele é amigo de todos (as parábolas, as curas de Jesus, o amor pelas crianças, a Sua morte pelos homens);
• Relatar a vida do Patrono e modelos de vida propostos para a Alcateia, com especial ênfase na forma como sentiram o amor de Jesus: Início da vida de S. Francisco, quando foi abandonado pela família e se virou para Jesus; Vida de Santa Clara de Assis, e como a fé a ajudou a vencer a oposição da família; Os Pastorinhos e as pressões para desmentirem o que tinham presenciado;
• Representar o episódio do nascimento de Jesus, num contexto Natalício, ou de outras passagens da vida de Jesus;
• Preparar um presépio Vivo;
• Realizar uma atividade de observação de estrelas (como a estrela que acompanhou os Reis Magos);
• Procurar sempre um momento de interação com a comunidade paroquial do local da caçada;
• Ajudar nas festas da Paróquia, descobrir missão (ou projeto) na Paróquia e preparar apresentação sobre o mesmo;
• Atelier em que se aprende a preparar um altar;
• Visitar a Igreja com a Alcateia/Bando, para descobrir os seus diversos locais, os nomes que têm (altar, sacristia, pia batismal, etc.) e quem é responsável por que espaços;
• Ser acólito, fazer parte de um coro, etc…;
• …

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Hati guarda toda a sabedoria da Selva
Hati Guarda a Sabedoria da Selva

Explicação do Trilho
Pedira as palavras-mestras a Hati, o elefante selvagem, que sabe todas as coisas.”A caçada de Cá, 49
“O calor continuava e devorava toda a humidade, até que por fim o canal maior do Ueinganga era o único que levava um fiozinho de água entre as suas margens mortas; e quando o elefante bravo, Hati, que vive cem anos e mais, viu aparecer, precisamente no meio do rio, uma crista de rocha extensa, magra e azul, sabia que estava a ver a Rocha da Paz, e, sem mais delongas, ergueu a tromba e proclamou a Trégua da Sede (…). Pela Lei da Selva é réu de morte quem matar nos bebedouros logo que se tenha declarado a Trégua da Sede. (…) Os moradores da Selva aproximavam-se, famintos e exaustos, do rio sumido – tigre, urso, veado, búfalo e porco, todos em conjunto, bebiam das águas conspurcadas (…). – Homem! – disse Xer Cane tranquilamente. – Matei um, há uma hora. (…) Tinha esse direito na minha noite, como sabes, ó Hati. – Xer Cane falava quase cortesmente. – Sei, sim – respondeu Hati; e após breve pausa: – Já saciaste a sede? (…) Então vai-te. O rio é para beber e não para conspurcar. Ninguém senão o Tigre Coxo seria capaz de se gabar do seu direito nesta época em que todos nós sofremos. (…) – Qual é o direito de Xer Cane, ó Hati? [– perguntou Máugli.] (…) – É uma história velha – disse Hati –, uma história mais velha que a Selva (…). Hati avançou até lhe dar a água pelos joelhos no pego do Penedo da Paz. Embora magro, enrugado e de presas amarelas, tinha o ar do que a Selva via nele – o seu senhor.”
O Segundo Livro da Selva, Como nasceu o medo, pp. 11, 16-17
O Lobito deve a adquirir hábitos de oração, tomando consciência de que ela lhe permite um contacto pessoal e direto com Jesus. O Lobito deve imitar o comportamento de Jesus, compreendendo que é o correto. Pretende-se que o Lobito compreenda a sua religião (católica) e a existência de outras religiões.
PALAVRAS CHAVE: Encontro|Relação|Participação|Oração|Aprofundamento

Oportunidades Educativas

• Construir um pequeno altar no Covil onde, todas as semanas, se vai mudando a cor dos paramentos e se vai identificando qual é a leitura do Evangelho de cada domingo;
• Promover orações espontâneas nas caçadas;
• Realizar jogos com as orações de S. Francisco (Oração da paz e Cântico das criaturas) – ordenar as orações, puzzles, criar uma música e apresentar ao Agrupamento;
• Elaborar e/ou colorir uma oração em cartaz;
• Conhecer os momentos da Eucaristia e saber identificá-los;
• Conhecer a música de S. Francisco;
• Desenhar uma passagem da vida de Jesus descrevendo porque é que gostaria de ser como Ele;
• Visitar um local de culto de outra religião;
• Mostrar curiosidade e respeito pelas outras religiões;
• Organizar e divulgar um trabalho para apresentar a outras unidades ou a uma comunidade (Paróquia, escola, catequese, etc.) sobre outras religiões;
• Momento de dinamização da Oração de S. Francisco (também chamada Oração da Paz), explicando o que é a semana de oração para a unidade dos Cristãos;
• Imaginário dedicado a povos com diferentes religiões;
• Fazer uma música, escolhendo palavras-chave das diferentes religiões e fazendo quadras acerca de cada uma;
• Identificar objetos de diferentes religiões todos misturados num baú (previamente, os dirigentes apresentam uma peça em que apresentam características das diferentes religiões);
• Realizar um jogo de Pista em que se vai recebendo mensagens e construindo um puzzle sobre as diferentes religiões;
• Conhecer símbolos de outras religiões…;
• …

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Maugli aprende com Hati a sabedoria da Selva
Maugli aprende com Hati a sabedoria da selva

Explicação do Trilho

“– E assim aconteceu o Primeiro dos Tigres ensinou o Pelado a matar, e sabeis o mal que isso tem causado desde então a toda nossa gente, por meio do laço, da cova, da oculta armadilha, do pau voador e da mosca mordente que saiu do fumo branco (Hati referia-se à espingarda), e Flor Rubra que nos faz fugir para campo aberto (…). E só quando paira um grande Medo sobre todos, como agora, podemos nós, os da Selva, desprezar os nossos pequenos medos, e reunir-nos num só lugar, como agora. (…) – É só por uma noite que o Homem teme o Tigre? – perguntou Máugli. – Só durante uma noite – disse Hati. – Mas eu.. nós, toda a Selva sabe que Xer Cane mata Homem duas e três vezes numa lua. – Assim é. Então ele salta-lhe de trás e volta a cabeça para o lado, porque está cheio de medo. Se o Homem o fitasse, ele fugiria. (…) – Oh! – disse Máugli para consigo, virando-se na água. – Agora vejo a razão por que Xer Cane me mandou olhar para ele! De nada lhe valeu, pois não conseguiu aguentar-me o olhar (…). – Os homens sabem desta história? – perguntou. – Ninguém sabe senão os Tigres e nós, os Elefantes… os descendentes de Tha.
Agora vós, os da beira da água, a ouvistes, e tenho dito. Hati mergulhou a tromba na água em sinal de ponto final.”
O Segundo Livro da Selva, Como nasceu o medo, pp. 23-24

O objetivo deste trilho é ajudar o Lobito a descobrir a Natureza e os outros como um espaço sagrado, porque são obra de Deus. Assim, ele deve aprender a contemplar a Natureza, maravilhando-se com ela, e a aprender a protegê- la. Deve ainda demonstrar, pelo seu comportamento, constante respeito pelos outros. Pretende-se que o Lobito tome consciência da importância que Jesus deve ter na sua vida e não tenha medo de falar sobre o assunto, seja na catequese, na Alcateia, em casa ou na escola, assumindo, à sua medida, o papel evangelizador que todos os Cristãos são chamados a ter – não só saber a Lei, mas ser testemunha dela, evidenciando-a nas suas ações.
PALAVRAS CHAVE: (Boa) Ação|Deus na Natureza|Exemplo

Oportunidades Educativas

• Descobrir a Natureza através do Cântico das Criaturas;
• Realizar uma caminhada na natureza que permita os Lobitos criarem uma oração sobre a natureza;
• Promover atividades ao ar livre com outros Lobitos/Escuteiros, amigos, colegas de escola, catequese, etc.;
• Explicar a necessidade de agradecer em oração a Deus, o nosso despertar, as nossas refeições, a nossa saúde, as nossas atividades e todas as maravilhas da Natureza que Deus nos deu;
• Elaborar em conjunto com a Àquelà uma atividade a ser executada pelo Natal ou Páscoa, tendo em conta o cariz destes tempos Litúrgicos (recolha de vestuário para um bebé, participar numa celebração penitencial, por exemplo);
• Narração, dramatização, etc. sobre a história do Lobo Gúbio;
• Criar uma canção/poema sobre a necessidade de proteger a Natureza, criação de Deus;
• Participar em missas campais em comunhão com a Natureza;
• Fazer uma peça de artesanato para oferecer a um idoso num lar. Se toda a Alcateia fizer, conseguem cobrir uma percentagem boa do lar de idosos e ir fazer a entrega;
• Dinamizar de momento sobre o Cântico das Criaturas de S. Francisco, relacionando-o com os elementos da Natureza referidos. Por exemplo, criação de um cartaz gigante, onde cada elemento é trabalhado numa semana (Irmão Sol, Irmã Água, etc.). O cartaz vai-se completando com desenhos ou colagens à medida que cada elemento vai surgindo;
• Participar e dinamizar atividades de manutenção e/ou limpeza de florestas e/ou praias;
• Fazer uma prenda para um amigo no Natal ou na Páscoa, explicando-lhes que são momentos de festa ligados a Jesus;
• Convidar amigos para a festa da Primeira Comunhão;
• Realizar o dia do Amigo.…;
• …

Assim Sim!

«Quero representar o Menino nascido em Belém, para de algum modo ver com os olhos do corpo os incómodos que Ele padeceu pela falta das coisas necessárias a um recém-nascido, tendo sido reclinado na palha duma manjedoura, entre o boi e o burro»
São Francisco de Assis

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