Pioneiros | Marinheiros | Tripulantes (14 aos 18 anos)


Descoberta

Descoberta

O Pioneiro deverá conhecer o modo como Deus se deu a conhecer aos principais profetas, estabelecendo com eles uma relação de confiança. Deve compreender que Jesus formou uma Comunidade com os seus Apóstolos, a quem se revelou ao longo do tempo, e que essa Comunidade é o fundamento da Igreja dos dias de hoje. Pretende-se que seja membro ativo da Comunidade Paroquial, compreendendo a diversidade de carismas existentes.
Palavras chave: Procurar|Saber|Viver|Sou Curioso|Faço Perguntas|Procuro Respostas

E1 – Conheço e compreendo a vida dos profetas.
E2 – Conheço e percebo a vida de Jesus com os Apóstolos.
E3 – Reconheço que cada membro da Igreja é diferente e que isso é importante e enriquece a comunidade.

Oportunidades Educativas

• Organizar um raid com um imaginário bíblico;
• Escolher ter EMRC na escola;
• Organizar uma atividade de animação da fé para a Comunidade;
• Ajudar a dinamizar a vivência de Advento ou Quaresma da sua Comunidade ou Agrupamento;
• Organizar um ciclo de conversas sobre o que significa ser católico;
• …

Aprofundamento

Aprofundamento

Pretende-se que o Pioneiro compreenda a relação que estabelece com Deus na oração, procurando encontrar a sua forma pessoal de oração e participando conscientemente na Eucaristia, como expressão máxima da oração cristã. Deve conhecer a posição da Igreja sobre temas fundamentais e atuais, dialogando sobre os mesmos, à Luz do Evangelho. O Pioneiro deve ainda conhecer as diferentes religiões e confissões cristãs, aprofundando a escolha da fé católica.
Palavras Chave: Diálogo Inter-religioso|Comunidade|Testemunho|Sei|Escolho|Participo\

E4 – Vivo a oração como parte do meu quotidiano e participo nas celebrações comunitárias
E5 – Conheço a perspectiva da Igreja sobre os temas principais a partir da fundamentação Bíblica.
E6 – Aprofundo as razões da minha fé no contacto com as outras religiões

Oportunidades Educativas

• Dinamizar uma discussão sobre a realidade ecuménica mundial;
• Fazer o Crisma;
• Ler uma homília do Papa e debatê-la na sua comunidade;
• Ir à catequese ou dinamizar um grupo de jovens da Paróquia;
• Organizar uma atividade de visita a locais de referência para outras

Serviço

Serviço

O Pioneiro deve reconhecer a riqueza que Deus nos deu de sermos responsáveis pela Criação, não atentando contra Ela, nem contra si próprio. Deve ser veículo de consciência global contra os atentados da vida humana (fome, guerra, escravatura, pena de morte, eutanásia, aborto, …). Deve, ainda, assumir-se como cristão em todos os grupos onde se insere.
Palavras Chave: Dar mais|Construir|Evangelização|Tenho Valor| Reconheço o valor do/no outro

E7 – Defendo a vida humana como um valor absoluto
E8 – Sei o que é ser “Sal da Terra e Luz do Mundo” e ponho-me ao serviço dos outros.

Oportunidades Educativas

• Ser catequista; ser leitor da comunidade; ser acólito;
• Participar na passagem da Luz da Paz de Belém na minha localidade;
• Dinamizar uma atividade de animação espiritual junto de uma comunidade isolada;
• Sendo o seu corpo uma dádiva de Deus, organizar um workshop sobre os malefícios do consumo de álcool e drogas;
• Dinamizar ações concretas para diminuir a pegada ecológica da minha sede;
• …

Pescas disto?

Trilhos-1 Pioneiros | Marinheiros | Tripulantes (14 aos 18 anos)
pedagogia-da-fe Pioneiros | Marinheiros | Tripulantes (14 aos 18 anos)

This will close in 0 seconds