Encíclicas e documentos Papais
LAUDATO SI | Papa Francisco
Trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como de questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra.
AMOR LAETICIA | Papa Francisco
É uma iniciativa do Papa Francisco, que pretende chegar a todas as famílias do mundo por meio de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural, a serem realizadas nas paróquias, dioceses, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares.
CARITAS IN VERITATE | Papa Bento XVI
Caritas in Veritate é a primeira encíclica de Bento XVI versando sobre vários temas socioeconómicos, numa altura em que o mundo, cada vez mais globalizado, era devastado por uma profunda crise económica e financeira.
CHRISTIFIDELES LAICI | Papa João Paulo II
A Exortação Apostólica Christifideles Laici é a resposta do Papa diante dos resultados dos trabalhos do Sínodo. O Papa reage ao problemas identificados e às soluções apresentadas com a Exortação Pós-sinodal. É um documento rico que abrange o Concílio e a reação ao Concílio.
DEUS CARITAS EST | Papa Bento XVI
Deus Caritas Est (em português: Deus é amor), é a primeira encíclica do Papa Bento XVI e trata fundamentalmente do amor divino para com o ser humano.
DIVES IN MISERICORDIA | Papa João Paulo II
O papa João Paulo II, na carta encíclica Dives in misericórdia afirma que o povo da Antiga Aliança tinha um histórico de experiência da misericórdia de Deus. Logo, a misericórdia está presente na intimidade do povo de Israel, pois é fecunda em cada um dos livros do Antigo Testamento.
ECCLESIA DE EUCHARISTIA | Papa João Paulo II
A Encíclica apresenta verdades e reflexões do Papa polaco sobre o Santíssimo Sacramento, Corpo e Sangue de Jesus Cristo que sustentam a Igreja e a vida de cada fiel.
EVANGELI GAUDIUM | Papa Francisco
O documento, que discorre sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, é um texto programático, em que Francisco indica as prioridades para a Igreja em seu pontificado. Francisco pede uma Igreja missionária e em saída, exorta a uma renovação eclesial e ao compromisso com a inclusão social dos pobres.
EVANGELIUM VITAE | Papa João Paulo II
A presente Encíclica, fruto da colaboração do Episcopado de cada país do mundo, quer ser uma reafirmação precisa e firme do valor da vida humana e da sua inviolabilidade, e, conjuntamente, um ardente apelo dirigido em nome de Deus a todos e cada um: respeita, defende, ama e serve a vida, cada vida humana!
FAMILIARIS CONSORTIO | Papa João Paulo II
O matrimónio e a família dos cristãos edificam a Igreja: na família, de facto, a pessoa humana não só é gerada e progressivamente introduzida, mediante a educação, na comunidade humana, mas mediante a regeneração do baptismo e a educação na fé, é introduzida também na família de Deus, que é a Igreja.
FIDES ET RATIO | Papa João Paulo II
Fides et Ratio é a décima segunda Encíclica do Papa João Paulo II, de 14 de Setembro de 1998, e aborda as relações entre a fé e a razão (fides et ratio), que constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade.
GAUDETE ET EXSULTATE | Papa Francisco
Os desafios de ser santos no mundo atual. Em sua Exortação Apostólica ‘Gaudete et Exsultate’, o Papa dá indicações sobre como viver a santidade – um chamado que é para todos – em um mundo que apresenta tantos desafios à fé. Mas Francisco começa o documento, falando sobre o espírito de alegria.
LUMEN FIDEI | Papa Francisco
Trata-se de um texto que Bento XVI começou por ocasião do Ano da Fé e que não pôde terminar ao renunciar ao seu Pontificado. O Papa Francisco assinou-a em 29 de junho e introduziu-lhe alguns contributos. O documento que agora vê a luz do dia tem quatro capítulos, uma introdução e uma conclusão.
MISERICORDIAE VULTUS | Papa Francisco
“Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré”
CARTA APOSTOLICA MISERICORDIA MISERA | Papa Francisco
Jesus fixou nos olhos aquela mulher e leu no seu coração: lá encontrou o desejo de ser compreendida, perdoada e libertada. A miséria do pecado foi revestida pela misericórdia do amor. Da parte de Jesus, nenhum juízo que não estivesse repassado de piedade e compaixão pela condição da pecadora.
SACRAMENTUM CARIATIS | Papa Bento XVI
Trata-se de uma Exortação Apostólica pós-sinodal porque reúne múltiplas contribuições da última assembleia sinodal. Além da Relatio ante disceptationem, é preciso recordar também a Mensagem ao Povo de Deus, as Relatórios de 12 grupos de estudo e sobretudo as 50 Proposições que confluíram na Sacramentum Caritatis.
SPE SLAVI | Papa Bento XVI
Esta é a segunda encíclica de Bento XVI e gira em torno de mais uma das virtudes teologais a saber a Esperança. Depois de ter tratado sobre a “Caridade” ou o amor de Deus na encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005. A encíclica medita sobre a carta de São Paulo aos Romanos (8, 24) onde é dito: Pois nossa salvação é objeto de esperança; e ver o que se espera, não é esperar. Acaso alguém espera o que vê?
VERITATIS SPLENDOR | Papa João Paulo II
A encíclica Veritatis Splendor exorta a que ”não se caia na crise mais perigosa que pode afligir o homem: a confusão do bem e do mal, que torna impossível construir e conservar a ordem moral dos indivíduos e das comunidades.