- Ritos Iniciais
- Proclamação da Lei e dos Principios
- Celebração da Palavra
- Oração da Vigília
- Ritos Finais
1. RITOS INICIAIS
Introdução
Jesus de Nazaré passou noites inteiras em vigília de oração, no silêncio, pedindo ao Pai que Lhe desse a conhecer o Seu plano de salvação para toda a Humanidade.
Hoje, somos nós quem está em Vigília. Vimos aos pés do Senhor, esta noite, pedir-Lhe a força para sermos fiéis à nossa Promessa de Escuteiros, e acompanhar fraternalmente, em oração, aqueles que se preparam para assumir esse compromisso. Pelo Baptismo, tornámo-nos parte da Igreja. Agora reavivamos esse maravilhoso Dom de Deus, pelo compromisso da Promessa que nos exige responsabilidade, coerência e fidelidade. A Promessa vem dar nova força à vida divina que o Baptismo em nós inaugura. Por isso, temos de estar vigilantes para que, na pista do ideal escutista em que a vida se torna para quem se decide a olhá-la à maneira de Baden-Powell, Deus nos mostre o caminho a seguir, para chegarmos até Ele, amando e servindo, na fidelidade à Promessa.
Cântico: “Nosso Deus e Nosso Irmão”, pág. 244
Saudação do Assistente
Oração inicial
Oremos. Senhor Jesus Cristo, que muitas vezes, nos Vossos dias sobre a terra, Vos retirastes ao silêncio para orar ao Pai e descobrir os caminhos da vida, ficai connosco nesta noite de Vigilia, para que também nós entremos em comunhão com Deus e n’Ele descubramos os caminhos da nossa vida, na fidelidade à Promessa. Vós que sois Deus, com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ámen.
2. PROCLAMAÇÃO DA LEI E DOS PRINCÍPIOS
O Círio Pascal deve estar em lugar de destaque. O mesmo se poderá dizer quanto às treze velas e respectivos castigais, bem como os tripés com os lenços, chapéus, berets para benzer. Cada artigo da Lei e cada Principio será proclamado por um Escuteiro e todos repetem; outro acenderá uma vela e colocá-la-á no respectivo castiçal.
Introdução
Na pista em que a vida se torna para quem se quer fazer Escuteiro, há sinais de orientação: são os princípios que norteiam o caminhar e os valores a respeitar. É este o sentido da Lei do Lobito e do Escuteiro, bem como das Máximas e Princípios. Não são restrições ou impedimentos à Liberdade, mas sim ideais a atingir livremente por cada Escuteiro e por todos em conjunto.
Por isso vamos, nesta noite de Vigilia, proclamá-los com solenidade. E por cada um, vamos acender uma Luz, a dizer que se torna cada vez mais claro o caminho da vida, quando orientado pela Pista do Ideal Escutista.
Texto de Baden-Powell:
“Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o do egoismo ou o do Serviço.
Cada um terá que escolher por si próprio qual será verdadeiro lema. O egoísmo é mais cómodo; o Serviço envolve sacrifício. Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem o direito de se chamar Homem. Mas se se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possivel o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real cheia de Felicidade”.
Proclamação da Lei do Lobito
• 1.°- O Lobito escuta Àquêlà.
• 2°- 0 Lobito não se escuta a si próprio.
Proclamação das Máximas do Lobito
• 1.° – O Lobito pensa primeiro no seu semelhante.
• 2.° – O Lobito sabe ver e ouvir.
• 3.° – O Lobito é asseado.
• 4.° – O Lobito é alegre.
• 5.° – O Lobito diz sempre a verdade.
Oração do Lobito
Divino Menino Jesus,
Nós Vos oferecemos inteiramente o nosso coração.
Enchei-o das Vossas virtudes
E ensinai-nos a imitar-Vos.
Nós queremos seguir o Vosso exemplo
Com toda a nossa boa vontade,
Para assim, com a ajuda da Vossa Mãe, Maria Santíssima, Crescermos em graça e idade.
Ámen.
Proclamação da Lei do Escuteiro
• 1.° – A honra do Escuta inspira confiança.
• 2.° – O Escuta é leal.
• 3.° – O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
• 4.° – O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
• 5.° – O Escuta é delicado e respeitador.
• 6.° – O Escuta protege as plantas e os animais.
• 7.° – 0 Escuta é obediente.
• 8.°- 0 Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
• 9.° – O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
• 10.° – O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
Princípios do Escutismo
• 1.° – O Escuta orgulha-se da sua fé e por ela orienta toda a sua vida.
• 2.° – O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
• 3.°- O dever do Escuta começa em casa.
Oração do Escuta
Senhor Jesus, Ensinai-me a ser generoso, A servir-Vos como Vós o mereceis, A dar-me sem medida, A combater sem cuidar das feridas, A trabalhar sem procurar descanso, A gastar-me sem esperar outra recompensa, Senão saber que faço a Vossa vontade santa.
Ámen.
Cântico da Promessa
3. CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
Introdução
Diz B. P.: “Não há qualquer lado religioso do Movimento. Ele é todo baseado na religião, isto é, na compreensão e no serviço de Deus” (…) “Se estás realmente empenhado em abrir caminho para o êxito, ou seja, para a felicidade (…) precisas primeiro: conhecer quem é Deus e o que Ele é….
Esta mensagem é de Baden-Powell, nosso fundador. Ele alerta-nos para a necessidade de conhecer quem é Deus. Agora que estamos aqui, juntos em comunhão, vamos ouvi-l’O e conhecê-l’O.
Um Lobito proclama: Nós somos um povo, e Deus é o nosso Pai. Os
LOBITOS, escutando a Palavra de Deus, descobriram que Ele gosta de nós; é um Pai que gosta dos pequeninos. Escutemos todos como o nosso Pai gosta de nós.
Um Explorador proclama:
Nós somos um povo que Caminha. Caminhamos rumo ao Pai. Os EXPLORADORES, caminhando para Ele, descobriram que o Pai é Bom. Caminhemos juntos na aventura e descobramos como Deus é Bom.
Um Pioneiro proclama: Nós somos um povo que vive para o Pai. Vivemos por Cristo, com Cristo e em Cristo, rumo ao Pai. Os PIONEIROS, escutando Cristo, descobriram como fazê-lo. Descobramos nós também.
Um Caminheiro proclama: Nós somos um povo peregrino com uma missão. Recebemo-la por herança: ir, ensinar e evangelizar. Os CAMINHEIROS, como todos nós, receberam esta missão. Recebamo-la nós também, aqui, em comunhão.
Aclamação ao Evangelho: Aleluia!…
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por Mim.”
Aleluia!
Evangelho (João 14, 1-6)
• Evangelho de N. S. J. C., segundo S. João.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
“Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, Eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar. Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de Mim, e assim, onde Eu estiver, vós estareis também. Para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.” Disse-Lhe Tomé:
“Senhor, não sabemos para onde vais. Como é que sabemos o ca-minho?” Respondeu-lhe Jesus:
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão
por Mim.”
Palavra da Salvação.
Aclamação: Aleluia!…
Homilia
4. ORAÇÃO DA VIGÍLIA
Bênção das insígnias
Deve benzer-se todos os objectos (lenços, emblemas, insignias, chapéus, berets) para todas as Promessas a realizar na mesma celebração, de uma só vez, na Vigilia preparatória da Promessa, Para as bandeiras, ver cerimonial próprio no quarto capítulo.
O Assistente usará a água benta, depois de pronunciar a fórmula própria acompanhada do sinal de bênção.
Assistente: Ó Deus, fonte de toda a santidade, que no Vosso Filho nos oferecestes um modelo de todo o verdadeiro serviço, como entrega livre e amorosa ao Vosso projecto de salvação, no cumprimento da lei nova do Amor, escutai a oração que Vos apresentamos: sobre estas insígnias derramai a Vossa benção (+) para que aqueles que as vão usar, como sinal de adesão ao ideal escutista, sejam, cada vez mais, homens novos em Jesus Cristo, cumprindo com fidelidade e perseverança a sua Promessa e testemunhando o Vosso Reino entre os homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Todos: Ámen.
Compromisso
Introdução
“Guiai os outros rumo à felicidade, e sereis felizes vós mesmos; e, ao fazerdes isto, estareis a fazer o que Deus pretende de vós”
Esta frase é de Baden-Powell, nosso fundador. Ela lembra-nos o compromisso que cada Escuteiro assume quando faz a sua Promessa. Para assumi-lo é necessário, em primeiro lugar, conhecer a Palavra de Deus; depois, colocá-la em prática e dar testemunho dela. É necessário que cada um de nós se assuma Homem Novo, convertido à Palavra de Deus, disponível à Evangelização. Foi sobre isto que reflectimos, e é sobre esta disponibilidade que os mais novos vão aqui dar testemunho, e os mais velhos vão, simbolicamente, queimar o compromisso escrito. Só vós e Deus o conheceis. E de vós que, na etapa que começa, esperamos testemunho.
Preces
Tendo presente a Lei do Escuteiro, elevemos ao Senhor a nossa oração para que, ao longo dos nossos dias na terra, nos ajude a vivê-la sem desanimar.
• Peçamos ao Senhor, Pai de infinita bondade, que nos dê a graça da fé que ilumina e orienta o caminhar dos homens, rumo ao encontro definitivo com Cristo, Homem Novo. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor que quis que a natureza do homem o levasse a viver em sociedade, que ilumine aqueles que orientam os destinos de Portugal, para que este se torne sempre mais num espaço que a todos permita desenvolver plenamente a sua personalidade, em solidariedade com a humanidade inteira. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor que proteja e santifique as nossas famílias e que vele sobre elas com o Seu olhar carinhoso, para que sejam para nós fonte e abrigo onde encontremos a força para viver com verdade o nosso dever de Escuteiros. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor, que disse “Eu sou a Verdade” , que nos encaminhe para Ele, verdade última na qual podemos apostar sem medo a nossa honra. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor, que nos fala no silêncio da consciência, a coragem da lealdade, vivida com alegria. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor, que ofereceu a Sua Vida para nossa salvação, que nos ensine a morrer para nós mesmos, um pouco em cada dia, para vivermos mais para os outros. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor, que quis ter consigo os seus amigos na hora do sofrimento, o dom da amizade sincera presente em todas as horas. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor, que nos mandou amar o próximo, que nos faça ver em cada homem a imagem de Deus e respeitá-lo pelo seu valor único de ser humano. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor que, na Sua infinita bondade criou todas as coisas para o homem, nos dê a sabedoria do equilíbrio da nossa relação com a natureza. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor que nos ensine a simplicidade de obedecer na serenidade de quem cumpre a vontade de Deus. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor que nos encha de uma paz profunda e nos faça apóstolos da alegria em todo o tempo e lugar da nossa vida. Oremos ao Senhor.
• Peçamos ao Senhor que nos oriente no uso dos bens que possuímos, para que todos os homens recebam aquilo de que necessitam e a que têm direito para uma vida digna. Oremos ao Senhor.
• Por intercessão de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, peçamos ao Senhor que nos ajude a viver de forma pura toda a nossa vida e rezemos dizendo:
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco, Bendita sois vós, entre as mulheres, bendito é fruto do vosso ventre, Jesus, Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa Morte, Àmen!
Consagração a Nossa Senhora
Santíssima Mãe, Nossa Senhora e Rainha, dignai-vos escutar a oração que Vos dirigimos nesta hora de Vigília.
Senhora, queremos ser vossos filhos; concedei-nos a graça de vos amarmos com toda a generosidade do nosso coração jovem. Dignai-vos assistir-
-nos no cumprimento da nossa Promessa e na prática de todos os nossos deveres para com Deus, a Igreja, a Pátria e o próximo. Ajudai-nos a obedecer sempre fielmente à Lei do Escuteiro e a ser úteis aos nossos irmãos.
• Nossa Senhora, Mãe dos Escutas,
• Rogai por nós.
Cântico a Nossa Senhora: “Avé Maria, Mãe dos Escutas”, pág. 250
Por fim, unidos na fraternidade de filhos de um mesmo Pai, rezemos como o Senhor nos ensinou:
Pai Nosso, que estais no Céu, Santificado seja o vosso nome, Venha a nós o Vosso Reino, Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como nos céus, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos a quem nos ofendeu, não nos deixais cair em tentação, e livrais-nos do mal, Ámen!
5. RITOS FINAIS
Oração final
ó Deus, nós Vos pedimos por estes jovens que vão fazer a sua Pro-messa: enchei-os do Vosso Espírito para que sejam fiéis ao que vão prometer e dai-lhes generosidade e amor para o serviço a Vos e ao próximo.
Por N. S. J. C., Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
• Amen.
Bênção e despedida do Celebrante
• • Senhor esteja convosco
• Ele está no meio de nós.
• Abençoe-vos Deus Todo Poderoso (+) Pai, Filho e Espírito Santo.
• Ámen.
• Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
• Graças a Deus.
Cântico escutista
