Espirito Santo

Quem é o Espírito Santo?

Na festa de Pentecostes a Igreja celebra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Quem é o Espírito Santo? Como foi a vinda do Espírito Santo? Como atua na vida do cristão? Quais são os dons do Espírito Santo?

1. Como foi a vinda do Espírito Santo?

São Lucas narra-o nos Atos dos Apóstolos, nos capítulos 1 e 2. Antes da Ascensão, Jesus tinha ordenado aos discípulos “que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai. Porque João batizou com água, – disse-lhes – mas, dentro de pouco tempo, vós sereis batizados no Espírito Santo. Mas quando descer sobre vós o Espírito Santo, sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo”.
Uns dias depois – continua a narrar São Lucas – “quando se encontravam todos reunidos de repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam; viram então aparecer umas línguas, em forma de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas”.
Neste dia revela-se plenamente a Santíssima Trindade, e a partir de agora o Reino anunciado por Cristo está aberto a todos os que acreditam nele.

2. Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é uma das três Pessoas da Santíssima Trindade. É Deus com o Pai e o Filho, e com o Pai e o Filho recebe uma mesma adoração e glória, como assinala desde os tempos antigos o Credo Niceno-Constantinopolitano.
Consubstancial ao Pai e ao Filho, é deles inseparável, tanto na vida íntima da Trindade como no seu dom de amor pelo mundo. Mas ao adorar a Santíssima Trindade, vivificante, consubstancial e indivisível, a fé da Igreja professa também a distinção das Pessoas. Quando o Pai envia o seu Verbo, envia sempre o seu Espírito: missão conjunta na qual o Filho e o Espírito Santo são distintos mas inseparáveis. Sem dúvida, é Cristo quem aparece, Ele que é a Imagem visível de Deus invisível; mas é o Espírito Santo quem O revela. 
Catecismo da Igreja Católica, 687-890

3. Qual é o nome próprio e as designações do Espírito Santo?

O termo «Espírito» traduz o termo hebraico Ruah que, na sua primeira aceção, significa sopro, ar, vento. Por outro lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns às três Pessoas divinas. Mas, juntando os dois termos, a Escritura, a Liturgia e a linguagem teológica designam a Pessoa inefável do Espírito Santo, sem equívoco possível com os outros usos dos termos «espírito» e «santo».

As designações do Espírito Santo

Jesus, ao anunciar e prometer a vinda do Espírito Santo, chama-Lhe o “Paráclito”, advogado. “Paráclito” traduz-se habitualmente por “Consolador”. O próprio Jesus chama ao Espírito Santo “o Espírito da Verdade”. Além do seu nome próprio, que é o mais utilizado nos Atos dos Apóstolos e nas epístolas, encontram-se outras designações. S. Paulo refere-se a Ele como o Espírito da promessa, o Espírito de adoção, o Espírito de Cristo, o Espírito do Senhor, o Espírito de Deus, e em S. Pedro, o Espírito de glória.

4. Que símbolos do Espírito Santo há na Sagrada Escritura?

A água do Batismo significa a ação do Espírito Santo na alma. O fogo, que em forma de línguas, pousou o Espírito Santo sobre os discípulos na manhã de Pentecostes, encheu-os de Si. A tradição espiritual retém este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da ação do Espírito Santo. A pomba: quando Cristo sai da água do seu batismo, o Espírito Santo, em forma de pomba, desce e paira sobre Ele. É a imagem mais utilizada na arte para representar a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

5. Que missão tem Jesus Cristo e o Espírito Santo na história da Redenção?

Jesus não revela plenamente o Espírito Santo senão depois da sua Ressurreição. No entanto, sugere-O pouco a pouco na sua pregação à multidão, quando revela que a sua carne será alimento para a vida do mundo. Sugere-O também a Nicodemos, à Samaritana, e àqueles que participam na festa dos Tabernáculos. Aos seus discípulos fala-lhes Dele abertamente, a propósito da oração: São Lucas recolhe isso no versículo 11 do seu Evangelho: “Se vós que sois maus sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo àqueles que O pedirem”. E quando lhes explica o testemunho que terão que dar diz: “Quando fordes presos, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, nem com o que haveis de falar. Chegado o momento, comunicar-se-vos-á o que tereis que dizer. Pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do Pai que falará por vós”

6. Como atua o Espírito Santo na vida do cristão?

“Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão por influência do Espírito Santo”, disse S. Paulo na Epístola aos Coríntios. E na Epístola aos Gálatas: “Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: “Abbá! – Pai!”. O conhecimento da fé não é possível senão no Espírito Santo. Para entrar em contacto com Cristo, é necessário em primeiro lugar ter sido atraído pelo Espírito Santo. O Espírito Santo, com a Trindade Beatíssima vem habitar a alma pelo sacramento do Batismo. O Espírito Santo com a sua graça é o “primeiro” que nos desperta na fé e nos inicia na vida nova que supõe conhecer ao único Deus verdadeiro, e ao seu enviado, Jesus Cristo.

7. Que são os dons do Espírito Santo? Quais são?

Os dons do Espírito Santo infundidos na alma do cristão levam à perfeição, às virtudes e tornam os fiéis dóceis para seguirem com rapidez e amor, nas suas ações diárias, as inspirações divinas. Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

8. Porque se diz que o Espírito Santo preparou Maria com a sua graça?

O Espírito Santo preparou Maria pela sua graça. Convinha que fosse “cheia de graça” a Mãe d’ Aquele em Quem “habita corporalmente a plenitude da divindade”. Em Maria, o Espírito Santo realiza o desígnio benevolente do Pai. É pelo Espírito Santo que a Virgem concebe e dá à luz o Filho de Deus. A sua virgindade torna-se fecundidade única, pelo poder do Espírito e da fé. Finalmente, por Maria, o Espírito começa a pôr em comunhão com Cristo os homens que são “objeto do amor benevolente de Deus”