Chamada da Equipa de Animação e dos Guias das Equipas
Chamada dos Noviços e Aspirantes
Chefe: Diante de todos os irmãos Escuteiros e na presença da comunidade cristã, que testemunham esta vossa decisão, dizei-me:
– Sabeis o que se pede a um Pioneiro do CNE ?
Nov.: Sim. Sou chamado à descoberta de mim mesmo, dos homens meus irmãos, do mundo, de Deus que Se deu a conhecer em Jesus Cristo e a celebrá-lo na comunidade cristã.
Ch.: E que passos quereis dar para corresponder a esse desafio ?
Nov.: A renúncia ao mais cómodo o desapego do que mais apetece a fidelidade à palavra dada a procura da justiça e da verdade o aprofundamento da amizade o crescimento na disponibilidade.
Ch.: Estais dispostos a viver este projecto, procurando inspirar-vos sempre nos Princípios, na Lei e na Promessa do CNE ?
Nov.: Sim, contando com o Grupo e com a ajuda de Deus.
Ch.: Qual a divisa que quereis viver?
Nov.: Sempre Alerta.
Neste momento avançam as bandeiras
Nota Protocolar:
1. No momento de promessa ou renovação da promessa, para a receber devem estar o Assistente de Agrupamento, o Chefe de Agrupamento e o Chefe de Unidade.
2. A Bandeira Nacional de Portugal deve colocar-se à frente e à direita dos dirigentes, e a Bandeira do Agrupamento deve colocar-se à frente e à esquerda dos dirigentes.
3. Quando o escuteiro que vai fazer a promessa tem uma nacionalidade não portuguesa, a Bandeira Nacional do país de origem pode colocar-se à esquerda dos dirigentes.
4. No momento da fórmula da promessa ou investidura, a bandeira de Agrupamento coloca-se na posição horizontal, à frente dos aspirantes, noviços ou candidatos a dirigente.
5. No momento da citação da fórmula da promessa, todas as
restantes bandeiras colocam-se na posição de sentido.*
6. Durante o momento da citação da fórmula das promessas,
os escuteiros colocam-se na posição de entido, fazem a saudação e renovam a sua promessa.
*Sentido; posição solene da bandeira: calcanhares encostados (se partir da posição de descansar, o calcanhar esquerdo vai tocar o direito), braço esquerdo suspendido verticalmente, mastro da bandeira na vertical. O pano da bandeira cai naturalmente ao longo do mastro;
Os novos Pioneiros fazem a saudação escutista e dizem
Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
– Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
– Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
– Obedecer à Lei do Escuta.
Assistente, segurando na mão um dos lenços, diz:
Assistente: Recebe este lenço azul que recorda a imensidão do céu e a profundidade dos mares; ele simboliza a grandeza do ideal “Sempre Mais Longe” no serviço do bem que hoje prometeste viver.
Pion.: Ámen.
Impõe o lenço aos novos Pioneiros.
Chefe: Entregando a bússola: Recebei esta bússola. Com ela encontrareis sempre o Rumo da vossa vida para a Felicidade, pela descoberta de vós mesmos, dos outros, do mundo e de Deus.
Chamados padrinhos ou madrinhas
Madrinha/Padrinho: coloca a mão direita no ombro do afilhado e repete
Em nome de Deus, Santa Maria, S. Jorge, S. Pedro e Nª Senhora da Hora, eu testemunho a tua Promessa de Pioneiro e prometo proteger-te como tal.
As Madrinhas/Padrinhos regressam ao seu lugar.
Ch.: Reconheceis que o Movimento Escutista é uma Fraternidade Mundial e que, ao entrardes para ela, vos tornais amigos e irmãos dos Escuteiros de todo o mundo?
Pion.: Sim, reconheço.
Ch.: Pois bem, pela vossa fidelidade à Promessa, honrai sempre esta Fraternidade, vivendo como Jesus cristo ensinou: «amai-vos uns aos outros como Eu vos amei».
Cumprimenta cada um dos Pioneiros e diz:
Chefe: Desde este momento, fazes parte da grande família dos Pioneiros do CNE.