Chamada de todos os Dirigentes
Chamada dos Caminheiros
Chamada dos Noviços
Com todos os Dirigentes, os noviços avançam em direcção à Chefe e ao Assistente que preside à cerimónia
Chefe de Clã: «Homens novos para um mundo novo», eis a síntese do nosso projecto. A insatisfação do que somos é o ponto de partida. Peregrinos do infinito, vencemos na esperança o esforço de caminhar. Fazemos nossa a palavra de S. Paulo : «Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente a fim de conhecerdes a vontade de Deus».
Noviços: Chefe, fazemos nossa essa proposta. Esse é o nosso caminho. A vida em Clã e o esforço colectivo pelo crescimento responsável e fraterno, são meios de realização. Vivemos e estamos abertos a partilhar com quem queira fazer seu este ideal.
Ch.: Muito bem. Fico feliz com a vossa adesão.
Nov.: Chefe, é meu desejo tomar-me Caminheiro.
Ch.: É com alegria que verifico o vosso desejo. Lembrai-vos porém que Caminheiro é aquele que vive a convicção de não ter aqui morada permanente, que vive o desprendimento do peregrino, que alimenta o seu espírito na alegria da partilha animada pela caridade. Quereis viver este ideal?
Nov.: Sim, com a ajuda de Deus, quero ser Caminheiro.
Ch.: Qual a divisa que quereis viver?
Nov.: Servir.
Ch: Dirigindo-se aos Caminheiros, pergunta: Irmãos Caminheiros, aceitais estes jovens na nossa Fraternidade?
Caminheiros: Sim, aceitamos.
Ch.: Sede, pois, dos nossos. Perante as bandeiras, o livro da Palavra de Deus e o Círio Pascal que é a Luz do Homem Novo, renovai a vossa Promessa de Escuteiro, compromisso solene que mais uma vez te obrigas em consciência.
Neste momento avançam as bandeiras.
Nota Protocolar:
1. No momento de promessa ou renovação da promessa, para a receber devem estar o Assistente de Agrupamento, o Chefe de Agrupamento e o Chefe de Unidade.
2. A Bandeira Nacional de Portugal deve colocar-se à frente e à direita dos dirigentes, e a Bandeira do Agrupamento deve colocar-se à frente e à esquerda dos dirigentes.
3. Quando o escuteiro que vai fazer a promessa tem uma nacionalidade não portuguesa, a Bandeira Nacional do país de origem pode colocar-se à esquerda dos dirigentes.
4. No momento da fórmula da promessa ou investidura, a bandeira de Agrupamento coloca-se na posição horizontal, à frente dos aspirantes, noviços ou candidatos a dirigente.
5. No momento da citação da fórmula da promessa, todas as
restantes bandeiras colocam-se na posição de sentido.*
6. Durante o momento da citação da fórmula das promessas,
os escuteiros colocam-se na posição de entido, fazem a saudação e renovam a sua promessa.
*Sentido; posição solene da bandeira: calcanhares encostados (se partir da posição de descansar, o calcanhar esquerdo vai tocar o direito), braço esquerdo suspendido verticalmente, mastro da bandeira na vertical. O pano da bandeira cai naturalmente ao longo do mastro;
Os novos Caminheiros fazem a saudação escutista e dizem
Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
– Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
– Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
– Obedecer à Lei do Escuta.
Assistente, segurando na mão um dos lenços, diz:
Assistente: Recebe esta insígnia da cor do fogo e do sangue; que ela te lembre o entusiasmo no Serviço e a coragem no sacrifício.
Cam.: Ámen.
Impõe o lenço aos novos Caminheiros
Chefe: Entregando a vara bifurcada: Recebe este bordão que na sua forma bifurcada é para ti a imagem do bem e do mal: um verdadeiro Homem escolhe sempre o Bem, mesmo à custa do sacrifício. Toando no ombro: E agora irmão, podes partir; tens à tua frente um caminho longo e um destino grande.
Ch.: Reconheceis que o Movimento Escutista é uma Fraternidade Mundial e que, ao entrardes para ela, vos tornais amigos e irmãos dos Escuteiros de todo o mundo?
Cam.: Sim, reconheço.
Ch.: Pois bem, pela vossa fidelidade à Promessa, honrai sempre esta Fraternidade, vivendo como Jesus cristo ensinou: «amai-vos uns aos outros como Eu vos amei».
Cumprimenta cada um dos Caminheiros e diz:
Desde este momento, fazes parte da grande família dos Caminheiros do CNE.