Padre Damião

padre-damiao Padre Damião

Damião nasceu no dia 3 de Janeiro de 1840 na aldeia de Tremelo, perto da cidade de Lovaina. Sétimo de oito filhos de uma família de camponeses, chama-se Joseph de Veuster. No dia 2 de Fevereiro de 1859 entra na Congregação dos Sagrados Corações, e o jovem Joseph recebe o nome de Damião. 

Em 1863, o seu Irmão Pânfilo, Sacerdote da mesma Congregação Religiosa, era escolhido para ir como Missionário para as ilhas do  Hawai, mas a epidemia do Tifo que alastrava na Europa, contagio-o e acabou por morrer antes mesmo de partir. Damião escreveu mediatamente ao Superior da Congregação, pedindo-lhe para substituir o seu Irmão, sendo o pedido aceite.

Damião embarca em Brême, na Alemanha. A sua coragem deixa a população estupefata. Deste Brême até às ilhas do  Hawai, a viagem marítima do Padre Damião de Veuster durou nada mais que 148 dias, sem escala. Desembarcando no Honolulu em 19 de Março de 1864. 

Tendo permanecido 9 anos na ilha do Hawai, em Março de 1873, o Padre Damião ofereceu-se voluntariamente para assistir os leprosos que então eram deportados para a ilha do Molokai, conhecida como a colónia dos leprosos. 

Depois de ter vivido algum tempo numa simples cabana, o missionário construiu uma casa em madeira, onde toda a gente ocorria em busca de ajuda material e espiritual. Os leprosos já sentiam a presença de alguém que os amava.

Até que em 1887, o Padre Damião teve os primeiros sintomas de lepra. Acabando por morrer no dia 15 de Abril de 1889. Ficando recordado como as suas últimas palavras: “Como é doce morrer filho dos Sagrados Corações”.

O Padre Damião de Veuster, foi canonizado pelo Papa Bento XVI  no dia 11 de Outubro de 2009, na praça de São Pedro no Vaticano.