PATRONOS E MODELOS DE VIDA

Patronos

Santo ou Beato da Igreja que no decurso da sua vida encarnou na plenitude os valores que se pretendem transmitir através da mística e do Imaginário de uma determinada secção, sendo por isso escolhido como protetor, e exemplo de vivência para os jovens da mesma secção.

Patronos (Clica para Saber mais)

A escolha de patronos para o Escutismo remonta às origens do Próprio Escutismo, com a designação de São Jorge para Patrono mundial, por motivos históricos, culturais, pedagógicos e, naturalmente religiosos.

Afirmava Baden-Powell, começando por se referir aos “Cavaleiros da tábua redonda”: “Tinham a São Jorge por padroeiro, porque entre os santos era o único Cavaleiro. è o padroeiro da cavalaria e santo especial de Inglaterra. É também o padroeiro dos escuteiros em todo o Mundo. Por isso todos lhe devem conhecer a história (…) São Jorge foi o que o escuteiro deve ser (…) São Jorge comemora-se a 23 de Abril. Nesse dia todos os bons escuteiros se lembram de meditar sobre a sua promessa e a lei.

Na frase “São Jorge foi o que o escuteiro deve ser” está sintetizado o valor pedagógico dos patronos do Escutismo e a sua razão de ser. De facto, a vida dos santos, sendo inspiradora para qualquer crente, é-o também para qualquer escuteiro, com especial destaque para os Católicos (em comunhão com Roma) e os Ortodoxos, visto serem estes a valorizar mais o papel dos santos como estímulo à santidade.

Note-se ainda que “santos” era um dos nomes primitivos dado aos cristãos (cf. At 9.13.32.41; Rm 12.15.16; 1Cor 6.16; etc. O concílio Vaticano II, ao sublinhar a vocação universal de todos à santidade (Lumen Gentium 39). relaciona-a com a santidade da Igreja, esposa do único “santo”, Cristo Jesus. É pois, na medida em que se vive Cristo (GI 2,20) que se é santo, razão pela qual os batizados, mergulhados com Cristo na morte para com Ele ressuscitarem e, portanto, constituídos membros do Seu Corpo Místico, são efetivamente chamados “santos”.

Não obstante, e porque este Povo de Deus constituído organicamente no Corpo de Cristo ainda peregrina na terra ( com o que de limitação, fínitude e pecado isso implica) o seu caminho carece de estímulos e exemplos que ajudem a seguir o caminho certo. Os Santos e os Beatos, reconhecidos oficialmente pela igreja, por via da canonização e beatificação, são pequenos faróis colocados sobre a falésia das nossas incertezas e dúvidas que nos ajudam a encontrar o caminho certo, longe do perigo de rochedos e outros obstáculos. Eles não são a Luz, mas fazem-nos chegar a ela, tal como São João Batista não era a Luz mas veios para dar testemunho da Luz (Jo 1,7): a Luz dos Povos é Cristo (Lumen Gentium, 1) e só Cristo

Como na animação espiritual no Escutismo nenhum elemento surge isoladamente nem desligado das outras dimensões pedagógicas, a escolha dos patronos de secção encontra-se intimamente relacionada com a Mística e respetivos imaginários.

Convencionou-se considerar os patronos “santos ou beatos da igrejaque, no decurso da sua vida, encarnaram na plenitude os valores que se pretendem transmitir através da Mística e do imaginário de uma determinada secção, sendo por isso escolhidos como protetores e exemplo de vivência para os jovens dessa mesma secção.

Surge nessa definição um outro aspeto muito importante que se prende com a chamada “comunhão dos Santos”, ou seja, “a comunhão entre as pessoas santas (sancti), isto é, entre os que, pela graça, estão unidos a Cristo morto e Ressuscitado. Alguns são peregrinos na terra; outros que já partiram desta vida, estão a purificar-se, ajudados também pelas nossas orações; outros, enfim, gozam já da glória de Deus e intercedem por nós. Todos juntos formam, em Cristo, uma só familia, a igreja, para louvor e glória da Trindade.

A respeito da interceção dos santos, ensina ainda o catecismo da Igreja Católica, citando o Concílio vaticano II: ” Os bem-aventurados, estando mais intimamente , unidos a Cristo, consolidam mais firmemente a igreja na santidade (…) Eles não cessam de interceder a nosso favor, diante do Pai, apresentando oe méritos que na terra alcançaram, graças ao Mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo (…) A nossa fraqueza é assim grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna”.

Em síntese, há dois motivos principais pelos quais se apresentam diversos patronos no CNE
– Por serem exemplo, referência e testemunhas de Cristo ressuscitado;
– para intercederem por todos os Escuteiros e Dirigentes.

O patrono é exemplo de vida, uma referência singular, um estímulo para uma vida pautada pelos valores perenes e, simultaneamente, é um intercessor junto de Deus, razão pela qual é invocada a sua proteção.

Nossa Senhora foi desde sempre invocada como a Mãe dos Escutas,
São Jorge é invocado como patrono mundial do Escutismo,
São Nuno de Santa Maria, é o santo patrono de todo o CNE.





Clica em cada Patrono para saberes mais sobre cada um deles.
Sao-PAulo PATRONOS E MODELOS DE VIDA

Modelos de Vida

Figura da Igreja Católica que, à semelhança do Patrono, também encarnou os valores e ideais da mística e do imaginário da secção e que exprime a diversidade de caminhos e carismas possíveis para os viver.

Clica em cada Modelo de Vida para saberes mais sobre cada um deles.

santa-clara-assis PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Sta Clara de Assis
Jacinta_Marto1 PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Sta Jacinta Marto
Francisco_Marto1 PATRONOS E MODELOS DE VIDA
S.Francisco Marto
abraao PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Abraão
moises PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Moisés
David PATRONOS E MODELOS DE VIDA
David
santo_antonio PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Sto António
santa-isabel PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Sta Isabel
sao_joao_de_brito PATRONOS E MODELOS DE VIDA
S.João de Brito
Santa-Teresa-do-Menino-Jesus PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Sta Teresa do Menino Jesus
Santa-Catarina-de-Sena PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Sta Catarina de Sena
beata_tereza-calcuta PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Madre Teresa de Calcutá
Santo-Incio-de-Loyola PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Sto Inacio de Loyola
Santa-Teresa-Benedita-da-Cruz PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Santa Teresa Benedita da Cruz
sao-joao-de-Deus PATRONOS E MODELOS DE VIDA
S.João de Deus
Sao-Joao-PAulo-Segundo PATRONOS E MODELOS DE VIDA
S.Joao Paulo II

Modelos de Vida por Secção

Lobitos-282x300-N-R-png PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Explo-218x300-N-R-png PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Pio-300x300-N-R-png PATRONOS E MODELOS DE VIDA
Cami-166x300-N-R-png PATRONOS E MODELOS DE VIDA
santos-patronos PATRONOS E MODELOS DE VIDA

Para além dos Patronos e das figuras que envolvem o CNE, muitos outros Santos têm importância nas dinâmicas da fé para escuteiros. Aqui ficam algumas biografias e documentos de alguns deles.

Quadro geral por secções

quadro-mistica-png PATRONOS E MODELOS DE VIDA
patronos-2 PATRONOS E MODELOS DE VIDA