Lema – Criar identidade comum
“A Esperança a cada passo”
O lema reflete o espírito de renovação e compromisso dos jovens no seu caminho de fé e ação. Num mundo marcado por desafios e incertezas, esta caminhada torna-se um símbolo vivo da fé que move e da esperança que renova. Nesta peregrinação, cada encontro, cada oração e cada diálogo com a cidade tornam-se passos concretos na construção de um mundo mais fraterno e justo, onde a esperança é o fio condutor que une corações e gerações em Cristo Salvador.
5.2 Oração
Desenvolver um conjunto de orações diárias
A oração assume um papel central na peregrinação ao Jubileu dos Jovens em Roma. Os momentos de oração são uma oportunidade única para os jovens fortalecerem a sua fé, aprofundarem a sua relação com Deus e sentirem-se parte de uma comunidade global unida pela espiritualidade. Através da oração guiada por uma APP, os peregrinos podem encontrar momentos de reflexão pessoal. Esta prática não só enriquece a experiência espiritual do Jubileu, como também promove a interiorização dos valores cristãos, incentivando os jovens a levarem a oração para o seu dia a dia de forma prática e acessível.
Esta iniciativa é uma parceria da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal com o uso das APP’s associadas à rede.
CLIK TO PRAY:
Em parceria da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal os peregrinos portugueses podem estar em unidade na oração. A plataforma Click To Pray disponibilizará, de 28 de julho a 3 de agosto, orações escritas por jovens portugueses.
GIVE BACK – ECOLOGIA INTEGRAL e JUBILEU 2025
Devolver a pegada de CO2 à natureza
Na sequência da iniciativa da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 de uma plantação mundial de árvores autóctones, – por todos aqueles que quiseram contribuir para a preocupação que o Papa Francisco tem com a nossa Casa Comum – e que resultou na plantação de pelo menos 18 500 espécies arbóreas e arbustivas por todo o Mundo, gostávamos de unir esforços para ampliar ainda mais a manifestação de apoio à Ecologia Integral que o Planeta, a Igreja e a Sociedade pedem a cada um de nós.
Sabemos que o combate às alterações climáticas, cujo efeito é hoje sentido em termos globais, deve ser concertado em várias frentes, sendo a reflorestação e a preservação da biodiversidade ações prioritárias e urgentes, promovendo os serviços de captação de carbono que estas espécies nos oferecem. A área florestal continua a diminuir no Mundo inteiro e 60% do solo europeu encontra-se degradado. O Índice Planeta Vivo regional para a Europa e a Ásia Central mostra uma taxa de declínio da Biodiversidade de 35% e esta é a taxa mais baixa de todo o Mundo, sendo a taxa de perda de Biodiversidade na América Latina e Caribe de 95% e a de África de 76%. Nos últimos 50 anos temos observado o que tem sido o início da 6ª extinção em massa de espécies vivas na Terra.
Em Portugal sentimos muito perto o efeito da seca e dos incêndios florestais. O consumo da nossa área florestal contribui para a degradação dos solos e para a perda de biodiversidade. E os jovens em Portugal podem fazer a diferença: plantar e providenciar abrigo a algumas das nossas espécies. promover ações de plantação de espécies autóctones; instalar caixas ninho para o abrigo de aves. Assim podemos devolver à natureza – a nossa casa comum – o tanto que temos recebido. Podemos transformar as emissões CO2 – viagens de autocarros, carros e aviões, em plantação de árvores.
O que é que podemos fazer?
O Papa Francisco convida-nos à alteração dos estilos de vida e ao cuidado com a nossa Casa Comum. Na sua mensagem de dia 1 de janeiro de 2025 o Papa convida-nos à ação neste ano jubilar: entre várias propostas propõe o combate às alterações climáticas – em nome da justiça e da paz.
GIVE BACK – devolver à natureza tanto que recebemos, vamos fazê-lo juntos?
Desenvolvimento de projetos propostos pelos jovens inscritos
Após o dia 31 de março inicia-se um processo participativo com os jovens inscritos para desenvolver as ideias propostas por eles.
SUBSÍDIOS PARA PREPARAÇÃO DO JUBILEU
Cabe a cada Diocese definir o seu percurso de preparação. Num espírito de comunhão e solidariedade é possível partilhar/procurar subsídios desenvolvidos pelas dioceses, movimentos, congregações e associações.
IDEIAS SUSTENTÁVEIS
– Partilhar documento via digital;
– Evitar impressões;
– Usar os 2 lados da folha na impressão;
– Imprimir mais do que uma página por lado da folha;
– Imprimir preto e branco;
– Reutilizar folhas com impressões erradas.