Carlo Acutis

História

São Carlo Acutis (1991–2006) é hoje venerado mundialmente como o “padroeiro da internet” e um modelo de santidade contemporânea. Jovem de hábitos normais — apaixonado por futebol, amigos e um verdadeiro génio da informática — Carlo provou que a santidade é possível no século XXI, transformando a rede digital num espaço de evangelização e fazendo da Eucaristia a sua “autoestrada para o Céu”.

A Canonização Histórica de 2025

O caminho de Carlo para os altares ficou marcado por um momento de transição na Igreja. Inicialmente prevista para o Jubileu dos Adolescentes em abril de 2025, a sua canonização foi reagendada devido ao falecimento do Papa Francisco.

Foi já no pontificado do Papa Leão XIV que Carlo Acutis foi finalmente proclamado Santo, numa cerimónia solene na Praça de São Pedro, a 7 de setembro de 2025. Nesse dia histórico, foi canonizado lado a lado com outro grande jovem santo, Pier Giorgio Frassati, unindo duas gerações de jovens apaixonados por Cristo e pela caridade.

Uma Vida Breve, Um Legado Eterno

Nascido em Londres e criado em Milão, Carlo usou os seus dotes de programação para criar exposições virtuais sobre milagres eucarísticos, evangelizando através do computador. A sua fé não era apenas virtual: era conhecido por distribuir, à noite, comida e cobertores aos sem-abrigo de Milão.

Faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia fulminante, oferecendo os seus sofrimentos pela Igreja. O seu corpo repousa em Assis, mas a sua memória é agora celebrada na Igreja universal.

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre a nossa Política de Privacidade.