Vigílias (Continuação 3)

III PARTE

POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO

Acolhimento:
O Escutismo procura o que o Homem procura.
O Homem procura a Felicidade. O Escutismo oferece um modo de realizar essa procura. Pela Promessa a pessoa adere, compromete-se com a Felicidade e, na Lei, encontra um caminho para a realização desse compromisso.
Para nós, que somos cristãos, tudo isto adquire um horizonte novo na Pessoa de Jesus Cristo. Tanto o compromisso como a pista são assumidos por Cristo, com Cristo e em Cristo, na Comunidade Católica, Já que somos Escutismo Católico.
É Jesus Cristo quem salva. O melhor que o Escutismo pode fazer é transmitir o Seu Nome. A Promessa surge como compromisso com Ele e a Lei como pista para Ele.

Novo Cântico da Promessa:

Pela Promessa que fazemos,
Senhor Jesus,
A Ti nos oferecemos.

O Escutismo nos conduz,
É caminho a seguir
Para Ti, Senhor Jesus,
Deste exemplo de servir.

A Promessa Escutista,
Este ideal que nos chama,
Aceitamos como pista
Que nos leva à Tua Casa.

Cumpre-se em Ti a Promessa
Que Deus fez à humanidade.
Hoje, na nossa Promessa
Te damos Comunidade.

Palavra de Deus: João 15, 1-17
Salmo 118. – Salmos Responsoriais, Pe. Manuel Luis, pág. 116

«Meditação Escutista sobre o Evangelho», por Pe. Sévin: Evangelho do Escuteiro, 47

«Deves progredir todos os dias. Ao cair da noite, interroga-te: “Que progressos fiz eu?” E, ao iniciar o teu dia, faz o propósito de ir cada vez. mais além no amor: É preciso progredir durante toda a vida. O progresso no bem fará de ti um bom Escuteiro. Deves ser hoje melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje. Ainda te falta muito para chegares à perfeição. Voa cada vez mais alto rumo à perfeição, como gaivota sonhadora em direcção ao azul dos céus. Podes ser cada dia mais verdadeiro, mais amável, mais compreen-sivo, mais dialogante, mais alegre, mais respeitador, mais leal. Ainda tens um grande caminho a andar para te pareceres Comigo, o Homem Novo».

Oração:

Oremos:
Ó Deus,
Senhor da Promessa de Aliança e da Lei da Liberdade, no Vosso Filho cumpristes a Promessa de Aliança com o Povo que educastes para a verdadeira Liberdade, pela Lei que lhe propusestes como caminho de progresso humano integral, ouvi a nossa oração:
Nós Vos damos graças por sermos, na Igreja, os depositários deste Dom que é o Escutismo, para anúncio de Jesus Cristo como Salvador e como Homem Novo, modelo do Homem que procuramos construir pela educação integral dos jovens;
Nós Vos pedimos que nos conserveis fiéis
à responsabilidade de cumprirmos a Promessa no cumprimento da Lei, de modo exemplar, a fim de testemunharmos com a vida o Ideal de Felicidade que professamos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Ámen.

Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 90
«Guiai os outros rumo à felicidade, e sereis felizes vós mesmos; e, ao fazerdes isto, estareis a fazer o que Deus pretende de vós».

Em pista com B.P.
Queremos a vida olhar
Ser felizes amando
Para a Deus chegar
.

Bênção das Insígnias

Deve benzer-se todos os objectos (lenços, emblemas, insignias, chapéus berets) para todas as Promessas a realizar na mesma celebração, de uma só vez, na Vigília preparatória da Promessa. Para as bandeiras, ver cerimonial próprio no quarto capítulo. O Assistente usará a água benta, depois de pronunciar a fórmula própria acompanhada do sinal de bênção.

Assistente: Ó Deus, fonte de toda a santidade, que no Vosso Filho nos oferecestes um modelo de todo o verdadeiro serviço, como entrega livre e amorosa ao Vosso projecto de salvação, no cumprimento da lei nova do Amor, escutai a oração que Vos apresentamos: sobre estas insígnias derramai a Vossa benção (+) para que aqueles que as vão usar, como sinal de adesão ao ideal escutista, sejam, cada vez mais, homens novos em Jesus Cristo, cumprindo com fidelidade e perseverança a sua Promessa e testemunhando o Vosso Reino entre os homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Todos: Ámen.

Exortação final
Bênção final:
•⁠ ⁠Deus Pai
que conduziu a História pela Promessa e guiou o Homem pela Lei do Sinai até ao Seu Filho, vos ajude a assumir o cumprimento da vossa Promessa e da Lei do Escuteiro como compromisso e pista da Felicidade.
Ámen.
•⁠ ⁠Jesus Cristo,
cumprimento da Promessa do Pai, que nos chamou à Lei da Liberdade, vos conduza do Homem Velho ao Homem Novo pelo cumprimento da Promessa e da Lei do Escuteiro como compromisso e pista da Felicidade.
Ámen.
•⁠ ⁠O Espírito Santo,
prometido pelo Senhor Ressuscitado e princípio da verdadeira Liberdade vos anime e alente na fidelidade ao cumprimento da Promessa e da Lei do Escuteiro como compromisso e pista da Felicidade.
Ámen.

pdf-1 Vigílias (Continuação 3)
Descarrega aqui a 3ª Parte

vigilia-N_resized-2-png Vigílias (Continuação 3)